Early internationalization enhancing factors: Comparative study for Portuguese firms between 2014 and 2019

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Details zur Publikation

Autorenliste: Lobo CA, Maldonado I, Pacheco LM
Jahr der Veröffentlichung: 2020
Sprachen: Englisch-Vereinigtes Königreich (EN-GB)


Beschreibung

Com base numa revisão exaustiva da literatura esta investigação pretende averiguar qual a importância atribuída a diversos fatores considerados potenciadores/indutores do processo de internacionalização por parte das empresas que se internacionalizam cedo no seu ciclo de vida, utilizando a avaliação das opiniões dos próprios empresários. São considerados fatores como as redes relacionais, as competências específicas dos empresários e a experiência internacional dos colaboradores. Esta investigação pretende, para além de determinar quais os fatores impulsionadores da estratégia de internacionalização destas empresas, aferir, através de um estudo comparado entre as perspetivas dos empresários em 2014 e em 2019, das possíveis oscilações nas estratégias internacionais dos empresários portugueses, durante o período de crise económica (2014) e um período pós-crise (2019). Para atingir estes objetivos utilizamos os dados de um questionário enviado para as “empresas exportadoras e/ou com interesse em exportar” da Base de Dados da AICEP - Portugal Global, em 2014 e posteriormente em 2019. Pretende-se assim confirmar os anteriores resultados em que foram encontradas evidências da importância para os empresários portugueses das Redes Relacionais, bem como das Competências Específicas dos Colaboradores, da Experiência Internacional dos Colaboradores, em consonância com a Teoria das Redes, a Teoria do Capital Humano, a Teoria das International New Ventures, a Population Ecology Approach e com a Attention Based View.
Based on an exhaustive review of the literature, this research aims to investigate the importance assigned to several factors considered as drivers of the internationalization process by companies that internationalize early in their life cycle, using the assessment of the entrepreneurs' own opinions. Factors such as the relational networks, the specific skills of entrepreneurs and the international experience of employees are considered. In addition to determining the drivers of the internationalization strategy of these companies, this research aims to assess, through a comparative study between the entrepreneurs' perspectives in 2014 and 2019, the possible oscillations in the international strategies of Portuguese entrepreneurs, during the period of economic crisis (2014) and a post-crisis period (2019). To achieve these objectives, we used data from a questionnaire sent to "exporting companies and/or companies interested in exporting" from the AICEP - Portugal Global Database, in 2014 and later in 2019. The aim is to confirm the previous results in which evidence was found of the importance for Portuguese entrepreneurs of Relational Networks, as well as the Specific Skills of Employees, the International Experience of Employees, in line with the Network Theory, the Human Capital Theory, the International New Ventures Theory, the Population Ecology Approach and the Attention Based View.


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Zuletzt aktualisiert 2020-02-04 um 11:20