A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas

Journal article


Authors/Editors


Research Areas


Publication Details

Author list: Pereira M, Ferreira T
Publisher: Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
Publication year: 2019
Journal: International Journal of Marketing, Communication and New Media (2182-9306)
Journal acronym: IJMCNM
Volume number: 7
Issue number: 13
Start page: 5
End page: 29
Number of pages: 25
ISSN: 2182-9306
Languages: Portuguese-Portugal (PT-PT)


Abstract

O objetivo geral deste artigo reside na necessidade de compreender a gestão da comunicação pessoal e liderança na eficiência de empresas turísticas ao nível da partilha de informação, comunicação interna, atitude dos colaboradores, estilo de liderança, postura da empresa, compromisso, resposta da empresa e reconhecimento na eficiência das empresas. Após a revisão da literatura, desenvolveu-se um estudo exploratório, recorrendo ao questionário como instrumento de recolha de informação respondido por dezanove responsáveis do setor. O instrumento de pesquisa foi enviado via email para responsáveis de recursos humanos, diretores, administradores, assessores de administração e outros responsáveis de empreendimentos turísticos no norte de Portugal. Verifica-se que os aspetos mais relevantes na gestão da comunicação pessoal e liderança são a condução de reuniões periódicas com os colaboradores, definição de objetivos, gestão de incentivos, estratégia, consistência por parte dos colaboradores, entusiasmo, sacrifício em prol dos colaboradores, trabalho em conjunto, medidas de correção, sempre que necessário e o reconhecimento.


Keywords

No matching items found.


Documents

No matching items found.

Last updated on 2020-02-01 at 11:53