Rendimento escolar no ensino básico português

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Details zur Publikation

Untertitel: Impacto do raciocínio, dos afetos e da qualidade de relacionamentos
Autorenliste: Costa-Lobo, C., Matamá, J., & Nascimento, M. D.
Verlag: Paco
Ort: Jundiaí, SP
Jahr der Veröffentlichung: 2018
Erste Seite: 43
Letzte Seite: 60
Seitenumfang: 18
ISBN: 978-85-462-1122-7
Sprachen: Portugiesisch-Portugal (PT-PT)


Beschreibung

Introdução

O ambiente escolar assume especial importância na vida das

crianças e jovens dado que ocupa grande parte do seu tempo (Rocha

et al., 2011), sendo igualmente responsável pelo processo de aprendizagem

na aquisição de conhecimentos e competências (Rocha et

al., 2011; Oliveira; Marinho-Araújo, 2010; Wang; Eccles, 2013)

e preparação para as necessidades da vida quotidiana (Spinath;

Eckert; Steinmayr, 2014; Wang; Eccles, 2013).

A aprendizagem é um processo que depende da interação das

características do indivíduo e do contexto em que se insere (Lourenço;

Paiva, 2010), exigindo esforço e dedicação para alcançar sucesso

escolar (Lourenço; Paiva, 2010; Silva; Duarte, 2012). Esta temática

é uma das preocupações dominantes da investigação cientí/ca nas

últimas décadas (Prata; Barbosa-Ducharne; Gonçalves; Cruz, 2013),

pelo que se justi/cam estudos que analisem fatores que in5uenciam

o rendimento escolar e expliquem o sucesso escolar (Prata et al.,

2013; Silva; Duarte, 2012). Neste âmbito, iremos abordar alguns

fatores que parecem in5uenciar a aprendizagem e o rendimento

escolar, nomeadamente algumas características sociodemográ/cas,

familiares e escolares, e, em especial, o raciocínio e a afetividade que

se tem revelado em diversos estudos como dois fatores interligados

e fundamentais no âmbito escolar. (...)


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Zuletzt aktualisiert 2019-13-08 um 00:46