Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar

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Author list: Araújo, A. M., Pereira, A. P. P., Dias, N. M., & Seabra, A. G.
Publisher: Asociacion Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion
Publication year: 2018
Journal: Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica (1135-3848)
Volume number: 49
Issue number: 4
Start page: 171
End page: 188
Number of pages: 18
ISSN: 1135-3848
eISSN: 2183-6051
Languages: Portuguese-Portugal (PT-PT)


Abstract

O presente estudo investigou evidências de validade do Teste de Atenção
por Cancelamento (TAC) e Teste de Trilhas para pré-escolares (TT-PE) e
disponibilizou normas preliminares para pré-escolares portugueses.
Participaram 105 crianças, com 5 e 6 anos, avaliadas no TAC (atenção) e
TT-PE (flexibilidade cognitiva). Houve efeito da idade para o TAC, com
melhor desempenho das crianças de 6 anos, sugerindo trajetórias de
desenvolvimento distintas para as habilidades avaliadas. Relações baixas
a altas foram observadas entre índices de um mesmo instrumento, e
baixas a moderadas entre desempenhos nos dois testes. Houve diferença
significativa entre desempenhos da amostra portuguesa e a normatização
brasileira na maioria das medidas. Pontuações-padrão foram calculadas.
São fornecidas evidências de validade e normalização preliminar para
instrumentos de avaliação de crianças portuguesas em idade pré-escolar.
The
present study investigated validity evidence of the Cancellation
Attention Test (CAT) and Trail Making Test for Preschoolers (TMT-P) and
provided preliminary standards for Portuguese preschoolers. A total of
105 five and six year-old children were evaluated with the CAT
(attention) and the TMT-P (cognitive flexibility). There was an age
effect for TAC, with better performance of 6-years-old, suggesting
different developmental trajectories for the assessed skills. Low to
high relationships were observed between indices of the same instrument,
and low to moderate between performances in both tests. There was a
significant difference between the Portuguese sample performance and the
Brazilian standards in most of the measures. Standard scores were
calculated. Validity evidence and preliminary standards for assessment
instruments in Portuguese preschoolers are provided.


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Last updated on 2019-13-08 at 00:46