Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP

Zeitschriftenaufsatz


Autoren/Herausgeber


Forschungsfelder


Details zur Publikation

Autorenliste: Abelha, M., & Machado, E. A.
Verlag: Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APEC)
Jahr der Veröffentlichung: 2018
Zeitschrift: Revista de Estudos Curriculares (2183-8755)
Bandnummer: 9
Heftnummer: 1
Erste Seite: 103
Letzte Seite: 121
Seitenumfang: 19
ISSN: 2183-8755
Sprachen: Portugiesisch-Portugal (PT-PT)


Beschreibung

No âmbito do trabalho docente, a supervisão e a colaboração
apresentam-se como competências e estratégias fundamentais para lidar
com a complexidade de problemas da escola atual. Neste contexto, a
formação contínua de professores desempenha um papel fundamental na
aquisição, desenvolvimento e mobilização destas competências, embora,
pela sua natureza eminentemente praxeológica, pressuponha dispositivos
de formação com um perfil natureza isomórfica. Neste artigo, procede-se
ao relato de uma experiência de formação em “supervisão colaborativa”
levada a cabo com um grupo de docentes pertencente a um Agrupamento de
Escolas TEIP do Norte do país. Para além da descrição do dispositivo de
formação desenvolvido, apresenta-se os resultados obtidos, tendo como
fonte os “relatórios reflexivos individuais” elaborados pelos formandos.
Embora se circunscrevam ao impacto durante e imediatamente após a
formação, os resultados sustentam a relevância, pertinência e eficácia
do dispositivo de formação implementado no sentido do desenvolvimento
das competências de supervisão e de colaboração.


Schlagwörter

Es wurden keine entsprechenden Inhalte gefunden.


Dokumente

Es wurden keine entsprechenden Inhalte gefunden.

Zuletzt aktualisiert 2019-13-08 um 00:46