A eficiência individual dos colaboradores e performance organizacional

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Publication Details

Subtitle: um estudo quantitativo
Author list: Pereira, M., Cardoso, A., D´Orey, F.
Publisher: ISAG
Publication year: 2017
Journal: European Journal of Applied Business and Management (2183-5594)
Journal acronym: EJABM
Volume number: 3
Issue number: 2
Start page: 1
End page: 16
Number of pages: 16
ISSN: 2183-5594
Languages: Portuguese-Portugal (PT-PT)


Abstract

Objetivo: Este artigo parte da necessidade de compreender a gestão da
comunicação nas pequenas e médias empresas ao nível das dinâmicas
pessoal e empresarial, do desempenho empresarial, da reputação pessoal,
da proatividade e dinâmica empresarial, da organização aprendente e da
motivação e liderança pessoal.



Metodologia: Após a revisão da literatura, desenvolveu-se um estudo
exploratório, com design descritivo (Malhotra, 2005) recorrendo ao
questionário como instrumento de recolha de informação. O instrumento de
pesquisa foi alvo de um pré-teste antes de ser administrado (Hill &
Hill, 2002).



Resultados: No que concerne à satisfação dos funcionários podemos
verificar que o aspeto mais relevante foi as condições laborais dos
colaboradores, já como objetivos prioritários foram indicados, a
melhoria das relações laborais, a melhoria das relações interpessoais e a
melhoria da imagem da organização ou empresa. No que concerne à
reputação verificamos que a qualidade dos produtos e serviços, a
qualidade da gestão e liderança e a imagem de marca foram as respostas
mais observadas.



Limitações da investigação: A utilização de uma única fonte de recolha
de informação junto dos responsáveis pela gestão da comunicação nas
organizações através de inquérito por questionário, limitando a
dialética de compreensão global das suas opiniões sobre o tema.



Implicações práticas: Em termos práticos e operacionais permite
compreender a dinâmica da eficiência individual dos colaboradores na
performance organizacional e sistematizar considerações relevantes sobre
esta temática.



Originalidade e valor: O seu principal contributo e valor consiste em
analisar e compreender de forma mais eficiente a atitude dos gestores
face à satisfação, atitude, envolvimento e comprometimento dos
colaboradores e a sua relevância na performance e reputação
organizacional. Os dados obtidos permitiram aferir também que os aspetos
relevantes para a eficiência do desempenho dos colaboradores residem na
atitude positiva, autoanálise, auto motivação, definição de objetivos,
aliados à capacidade de gerar ação numa realidade organizacional cada
vez mais exigente e competitiva.


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Last updated on 2019-13-08 at 00:46