Ensino da psicologia e da psicologia da carreira | Teaching psychology and career psychology

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Details zur Publikation

Untertitel: O presente e implicações futuras | Present and future implications
Autorenliste: Costa-Lobo, Cristina, et al.
Verlag: Universidade Autónoma de Lisboa
Jahr der Veröffentlichung: 2018
Zeitschrift: Psique
Bandnummer: 14
Heftnummer: 1
Erste Seite: 40
Letzte Seite: 55
Seitenumfang: 16
eISSN: 1647-2284
Sprachen: Portugiesisch-Portugal (PT-PT)


Beschreibung

O artigo analisa o ensino da Psicologia da Carreira em Portugal, tendo em conta o panorama

mais geral do ensino da Psicologia. Identificaram-se as ofertas educativas de 31 instituições

de ensino superior nacionais, 12 públicas e 19 privadas, que ministram o curso de Psicologia.

Consideraram-se neste estudo, as unidades curriculares cuja designação incluía a palavra vocacional

ou carreira e/ou abordava temas inerentes a esta área de conhecimento no seu conteúdo

programático. Os resultados da estatística descritiva mostraram a existência de 89 cursos superiores

de Psicologia em Portugal, distribuídos pelos três ciclos de estudos, mas apenas 49 unidades

curriculares abordaram temas dedicados à Psicologia da Carreira. Nomeadamente, apuraram-

se 16 unidades curriculares nos planos de estudo das licenciaturas, 18 em mestrados, 13 em

mestrados integrados e duas nos planos curriculares de doutoramentos, nesta área de conhecimento.

A análise temática das unidades curriculares permitiu identificar temas de ensino, tais

como teorias, processos e intervenções da Psicologia da Carreira. Discute-se a situação atual do

ensino da Psicologia, em Portugal, e reflete-se acerca das implicações e perspetivas futuras para

o ensino da Psicologia, especificamente, da formação especializada em Psicologia da Carreira.
The article analyzes the teaching of Career Psychology in Portugal, taking the more general

panorama of Psychology teaching into account. Psychology educational offers of 31 national

higher education institutions were identified, from which 12 were public and 19 were private.

Curricular units whose designations included vocational or career words and/or covered related

themes in their programatic contents were considered in this study. Descriptive statistics results

indicated the existence of 89 higher education degrees in Psychology in Portugal, across the three

study cycles, but only 49 degrees covered topics dedicated to Career Psychology. In particular,

there were 16 curricular units in undergraduate study plans, 18 in master degree programs, 13

in integrated master degree programs and two in doctoral curricula. The thematic analysis of the

curricular units enabled identifying the teaching subjects, such as Career Psychology theories,

processes and interventions. The current situation of Psychology teaching in Portugal is discussed,

and implications for future perspectives and of Psychology teaching in Portugal, namely

Career Psychology, are considered.


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Zuletzt aktualisiert 2019-10-08 um 00:30