Implementação de PBL no curso de Educação Social: resultados de um estudo piloto na Universidade Portucalense

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Détails sur la publication

Liste des auteurs: Fernandes, S., Abelha, M., Fernandes, S. M., Albuquerque, A. S.
Editeur: Universidade do Minho
Année de publication: 2018
Page d'accueil: 446
Dernière page: 455
Nombre de pages: 10
ISBN: 2183-1378
Languages: Potugais-Portugal (PT-PT)


Résumé

This study aims to describe the implementation of a PBL approach in a
Social Education Programme at the Portucalense University (UPT) and to
analyse student's perceptions about their participation in the project,
namely the main advantages and difficulties in regard to the PBL
approach implemented in this context. The idea of the project emerged
from the participation of the teachers in a training session about
Active Learning, which provided the opportunity to development this
experience. In 2017/2018, three curricular units of the 2nd year of the
programme, namely, "Adult Education", "Education for Health" and
"Education Mediation" developed an interdisciplinary project, based on
the topic of addictive behaviours and dependencies. Students opinions
were collected through a questionnaire, applied at the start and at the
end of the project. The results, based on students' perceptions, suggest
a positive view of the PBL experience. Student highlight creativity,
problem solving skills, oral and written communication skills, project
management skills, interpersonal skills and teamwork as the main skills
developed during the PBL project.
Este estudo tem como principal
objetivo descrever uma experiência piloto de implementação da
metodologia de PBL no contexto da Licenciatura em Educação Social da
Universidade Portucalense (UPT) e conhecer as perceções dos estudantes e
no que se refer às potencialidades e dificuldades identificadas na
implementação da metodologia de PBL neste contexto. A iniciativa surgiu
no âmbito da participação das docentes numa formação pedagógica de
Aprendizagem Ativa, resultando na oportunidade para desenvolver um
projeto interdisciplinar no âmbito das unidades curriculares lecionadas
pelas respetivas docentes, no 2.º ano do respetivo curso. Deste modo, em
2017/2018, três unidades curiculares (UCs), nomeadamente, "Formação de
Adultos", "Educação para a Saúde" e, por último, "Mediação Educacional",
desenvolveram um projeto interdisciplinar, subordinado à temática da
intervenção socioeducativa em comportamentos aditivos e dependências.
Este foi o tema escolhido para o projeto piloto que procura integrar os
resultados de aprendizagem específicos de cada uma das UCs, bem como as
suas estratégias de avaliação, num projeto comum, que permite a
articulação curricular e o desenvolvimento de um conjunto de
competências transversais fundamentais. Os resultados sugerem um balanço
positivo por parte dos estudantes envolvidos no projeto, destacando a
criatividade, a capacidade de resolução de conflitos, competências de
comunicação oral e escrita, competências ao nível de gestão de projetos,
competências de realcionamento interpessoal e o trabalho em equipa como
as principais competências trabalhadas e desenvolvidas durante o
projeto PBL.


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Dernière mise à jour le 2019-10-08 à 00:16