Práticas pedagógicas num território educativo de intervenção prioritária.

Zeitschriftenaufsatz


Autoren/Herausgeber


Forschungsfelder


Details zur Publikation

Autorenliste: Bastos F, Costa Lobo C, Pereira C S
Verlag: Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação
Jahr der Veröffentlichung: 2017
Zeitschrift: Educação Pesquisa (1517-9702)
Bandnummer: 44
ISSN: 1517-9702
Sprachen: Portugiesisch-Portugal (PT-PT)


Beschreibung

Este estudo segue a linha teórica de diversos autores, entre eles, Abelha, Machado e Costa Lobo (2014), Roldão (1999a, 1999b, 2007a), Hargreaves (1998) e Alarcão (2003), e cumpre o propósito de estudar o trabalho colaborativo entre os docentes do Agrupamento de Escolas D. Pedro I, no norte de Portugal. Esse Agrupamento, no qual uma das autoras deste trabalho exerce funções docentes, faz parte dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Utilizamos um design metodológico do tipo quantitativo, que permitiu estudar as diferentes opiniões dos professores pertencentes ao contexto educativo em estudo, acerca das suas representações sobre as dinâmicas de trabalho colaborativo e das suas concepções sobre conceitos como currículo, gestão curricular, desenvolvimento curricular e projeto educativo. As informações recolhidas foram submetidas a análises estatísticas, com o apoio da ferramenta informática de cálculo Statistical Package for the Social Sciencies (SPSS), versão 22. Perante os resultados obtidos, somos então confrontados com o alcance do objetivo inicial deste estudo, isto é, a compreensão da apropriação dos respondentes relativamente aos conceitos já elencados, bem como a compreensão da gestão que fazem do currículo, a caracterização das dinâmicas de trabalho e a avaliação das alterações manifestas quanto à satisfação dos docentes com a dinâmica de trabalho, mediante as características pessoais e profissionais dos inquiridos. Em suma, este Agrupamento pode ser considerado um exemplo de boas práticas colaborativas, com uma gestão eficaz e uma liderança que apoia, incentiva e motiva os seus docentes. Esta investigação deixa em aberto potenciais cenários futuros de investigação e intervenção no domínio da escola reflexiva, privilegiando as culturas escolares de referência.


Schlagwörter

Es wurden keine entsprechenden Inhalte gefunden.


Dokumente

Es wurden keine entsprechenden Inhalte gefunden.

Zuletzt aktualisiert 2019-13-08 um 00:46