Impacto do currículo português das ciências físicas e naturais nas práticas docentes

Zeitschriftenaufsatz


Autoren/Herausgeber


Forschungsfelder

Es wurden keine entsprechenden Inhalte gefunden.


Details zur Publikation

Autorenliste: Abelha M
Verlag: Universidade Estadual Paulista
Jahr der Veröffentlichung: 2011
Zeitschrift: Ciência and Educação (1516-7313)
Bandnummer: 17
Heftnummer: 4
Erste Seite: 771
Letzte Seite: 788
Seitenumfang: 18
ISSN: 1516-7313
Sprachen: Portugiesisch-Portugal (PT-PT)


Beschreibung

Este artigo pretende disseminar resultados
de uma investigação cuja principal finalidade era compreender o
impacto do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico
português nas práticas curriculares e dinâmicas de trabalho de
professores de Ciências Físicas e Naturais. O primeiro momento do estudo
empírico assumiu uma natureza quantitativa, referindo-se os
resultados a 1122 questionários preenchidos por professores que
lecionavam as disciplinas da área das Ciências Físicas e Naturais. O
segundo momento, de índole qualitativa, pretendeu aprofundar os dados
quantitativos, através da realização de entrevistas a seis dos
professores participantes no primeiro momento. Os resultados obtidos
sugerem uma apropriação epidérmica dos conceitos centrais ao atual
discurso educativo e indiciam que a implementação do processo de
Reorganização Curricular não se traduziu em mudanças efetivas de
práticas e dinâmicas de trabalho docente. Face a esta realidade,
consideramos imprescindível uma ação concertada entre professores,
instituições de formação inicial e contínua e a administração
central.


Schlagwörter

Es wurden keine entsprechenden Inhalte gefunden.


Dokumente

Es wurden keine entsprechenden Inhalte gefunden.

Zuletzt aktualisiert 2019-13-08 um 00:16