Contextos ecológicos

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Publication Details

Subtitle: promotores de resiliência, fatores de risco e de proteção
Author list: Koller S, Poletto M
Publisher: Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Publication year: 2008
Journal: Estudos de Psicologia (Campinas) (0103-166X)
Volume number: 25
Issue number: 3
Start page: 405
End page: 416
Number of pages: 12
ISSN: 0103-166X
Languages: Portuguese-Brazil (PT-BR)


Abstract

Este estudo apresenta uma integração de aspectos protetivos e de risco para o desenvolvimento humano em contextos ecológicos diversos, tais como a família, a instituição e a escola, colhidos na literatura, e os relaciona à promoção de resiliência. Define conceitos de processo de resiliência, fator de proteção e de risco, e faz considerações sobre crianças em situação de risco. A teoria bioecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner foi utilizada como base teórico-metodológica para analisar esses contextos, fatores de risco e/ou proteção. Esta teoria contempla o estudo do desenvolvimento integrando a compreensão dos aspectos da vida da pessoa, seja o tempo em que vive, os ambientes dos quais participa e as relações que estabelece. Independentemente do contexto (família, instituição ou escola), as diversas influências e eventos de vida podem configurar-se como risco ou proteção. No entanto, isto dependerá da qualidade e existência de relações emocionais e sociais, da presença de afetividade e da reciprocidade que tais ambientes propiciarem.


Keywords

Contextos ecológicos, Escola, Família, Resiliência


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Last updated on 2019-13-08 at 00:15