Avaliação da competência social em crianças em situação de risco

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Liste des auteurs: Koller S, Cecconello A M
Editeur: Universidade de São Francisco
Année de publication: 2003
Page d'accueil: 1
Dernière page: 9
Nombre de pages: 9
ISSN: 1413-8271
Languages: Potugais-Brésil (PT-BR)


Résumé

Este artigo descreve a adaptação do Teste das Histórias Incompletas (THI) para avaliação da competência social com crianças brasileiras que vivem em situação de risco. O THI consiste em quinze histórias incompletas que avaliam competência social por meio de três subescalas, que são confiança, auto-eficácia e iniciativa. Participaram deste estudo 100 crianças escolares entre seis e nove anos. As análises mostraram diferença significativa entre os sexos e entre as idades, nas quais as meninas e as crianças mais velhas obtiveram melhores resultados do que as demais, sendo mais competentes socialmente. Este estudo permite considerar que características como confiança, auto-eficácia e iniciativa podem ser analisadas como atributos de competência social, as quais podem servir para embasar o planejamento de programas de intervenção que visem ao desenvolvimento da competência social. Neste sentido, o THI consiste em um importante instrumento que pode ser utilizado como recurso de avaliação para subsidiar tais programas.


Mots-clés

Competência social, Instrumento, Intervenção, Risco


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Dernière mise à jour le 2019-13-08 à 00:15